quinta-feira, 28 de abril de 2011

Preview Das Regras de Requisitos para uso de Itens para Diablo OD

Aí vao mais algumas regras que criei pra transportar o clima de diablo para o OD!

SIMULANDO A EVOLUÇÃO DO JOGO!
Para simular a evolução do jogo, o inicio será mais árduo para os personagens, porém estes crescerão em poder mais do que o normal para o Old Dragon, assim sendo considere as seguintes regras alternativas:
*Rola-se 2d6+2 para cada atributo do personagem.
*Recebe 1 ponto de atributo a cada nível par de personagem.

REQUERIMENTOS PARA USAR ARMAS E ARMADURAS!
Para aproximar a aquisição de armas e armaduras do jogo para a mesa, e ainda cobrir a parte que diz respeito aos requisitos para usar estas, o mestre pode lançar mão do seguinte recurso:
*Um personagem precisa ter Força igual a 5 + Dano máximo causado pela arma para poder usá-la, assim uma espada longa requer Força 13, e uma montante Força 15! Para armas a distância como arcos e bestas utiliza-se o atributo Destreza ao invés de Força, assim usar um arco curto exigiria Destreza 11 ou mais (5 + 6, dano de 1d6 do arco curto maximizado).
*Um personagem ainda precisa ter Força (ou Constituição, a critério do mestre) igual a 10 + CA fornecida pela armadura para utilizá-la, assim usar uma armadura de couro exigiria Força (ou Constituição) 11 e uma de placas exigiria 18!

Lembrando que o cenário e a história estão prontos e não postei previews devido a extensão das descrições destes!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Preview Das Regras de Durabilidade de Itens para Diablo OD

PONTOS DE DURABILIDADE
                Cada arma possui uma quantidade de pontos de durabilidade igual ao multiplicador de qualidade (veja tabela abaixo) vezes o dano máximo que ela pode causar. Para armaduras funciona da mesma forma, porém multiplica-se o bônus de CA pelo Multiplicador de Qualidade da tabela abaixo! Caso a arma ou armadura possua bônus de melhoria mágica este também deve ser somada a Durabilidade desta.

Qualidade
Multiplicador
Quebrada
x0.5
Danificada
x1
Normal
x2
Obra-Prima
x3
Perfeita
x4
Magistral
x5

PERDENDO DURABILIDADE
                Ao final de cada batalha todos os itens (armas e armaduras, o que inclui escudos) perdem 1d4-1 pontos de durabilidade, note que um item com durabilidade 0 está inutilizável e não necessariamente quebrado!

RECUPERANDO DURABILIDADE
                Recuperar Durabilidade é simples se gasta 1 P.O por ponto de durabilidade a ser consertado, o tempo exatamente fica a critério do mestre (pode ser instantâneo como no jogo, ou até 1 mês! como era na Europa medieval para se consertar uma armadura nobre de batalha).

GOLPE DESTRUIDOR
Usando de toda a sua força o combatente golpeia seu inimigo com sua arma chegando a danificar esta devido à tamanha potência do golpe! O Jogador rola 1 dado de dano adicional (do tipo de dado de dano de sua arma), porém este dano é causado tanto no seu oponente quanto na durabilidade de sua arma!

Exemplo: O lendário líder bárbaro Bul-Khatos, enfrenta um Cavaleiro do Abismo Campeão (veja campão em modelos especiais), já muito ferido Bul-Khatos opta por usar um devastador ataque com seu grande machado (Machado Gigante, 1d12, Inic -10, Durabilidade 24), com este golpe ele causa 1d12 + 1d12 + Ajuste de Força de dano, note que o segundo d12 é provindo da manobra Golpe Destruidor, e o valor que for rolado nele também será causado de dano na Durabilidade deste!

sábado, 23 de abril de 2011

O Achado da Vez....Kage Bushin no Jutsu!!!

Essa é uma frase conhecida por muitos, nada menos que a técnica do personagem principal do anime Naruto!
É fato que eu possuo adaptações interminadas rascunhadas e até finalizadas que nem eu mesmo conheço, estão por aqui no meu PC, perdidas e espalhadas por várias pastas (estilo esferas do dragão)....

E...Em uma destas pastas achei alguns jutsus adaptados, ai vcs me dizem "mas ja estão adaptados pra 3det e até D&D", e eu lhes respondo "sou inovador o fiz pro Old Dragon!"  WTF!

Sim é um jogo de fantasia classica, e eu sei o Aragorn nunca deu Chidori em ninguém... Mas o fiz assim mesmo acho o OD leve, os Jutsus são muito interpretativos a cada novo episodio um mesmo Jutsu pode ser usado de uma forma inovadora e criativa. Criatividade pra mim é algo que combina muito com OD, então...

Bom atualmente e m andamento tem estes jutsus que são apenas os ninjutsus, genjutsus e taijutsus (algumas kekkei genkai foram transformadas em jutsus, para se adaptar a qualquer jogo) e ainda não criei jutsus elementais (katon, doton, raiton, suiton e fuuton) penso em usar estes como focus estilo caminhos da magia, "A mais eu quero joga de mokuton!"  faça igual ao anime agua + terra = madeira (vai rolar um guiazinho mostrando o que se pode fazer com cada um elemento e talz)...

Eu gostaria de ressaltar que NÃO é uma adaptação fiel de Naruto, provavelmente será um misto de adaptação oriental com naruto (estilo o oriental adventures fez ao rokugan)...

Espero que agradem e não me julguem por querer usar um sistema de fantasia classica e Old School, para adaptar um anime modinha atual!

Até breve pros meus 1d6-1 leitores!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O QUE PENSO DAS EDITORAS NACIONAIS E DO MERCADO

Olá pros meus 1d6-1 leitores!
Hoje venho aqui falar sobre minha visão do mercado e das iniciativas nacionais, ao contrário de outros blogueiros sou radical, e irei expor minha opinião mais sincera e vou tratá-la em forma de tópicos, então vamos lá:

A Grande (Devir)

Esta é a aclamada editora da santa trindade (D&D, GURPS, Storyteller), e provavelmente deve ser uma das editoras mais mal vistas pelos rpgistas, livros com muitos erros, falhas miseráveis de tradução (Imobilização! Trip? Seria Derrubar Porr@!), de uns tempos pra cá um pouco da qualidade  melhorou.
O que mais incomoda mesmo é a devir nunca ter traduzido os titulos que os fãs realmente querem (não sou fã da 4ed, mas queria muito o DarkSun e o box do GammaWorld, dentre os livros da 3.x, perdemos coisas fabulosas como o Players handbook 2, Nine Swords, Exalted e "n" outros), a devir sinceramente ao meu ver não traz nada demais pro mercado (e a ultima um livreto (pq 254 pgs é livreto) de forgotten a 105 pratas?), me poupe vai!

A Traidora do Movimento (Daemon)

Poucos, pouquissimos pra ser sincero, são os titulos da daemon que tem qualidade (e olha que eu possuo o Mitica, AnimeRPG, Tormenta, Invasão, RPGQuest Módulo Básico, Arkanun 3,5 e Neokosmos), os livros possuem muitos erros ortograficos, exemplos repetitivos que não se enquadram com a climatização que o cenario descrito no livro traz (imagina quando abri o mitica na parte de regras lá estava o exemplo de combate o batido Lurther contra o chefe Orc! Porr@! não dava pra colocar um samurai vs um Tokage?), as abreviaturas tbm me incomodam eu sou brasiuleiro e os iniciantes tbm, então o que é Will? (Vc pede um teste de vontade o cara acha mas vc pede um teste de will ele procura até notar aquela abreviatura maldita). E como fim da picada, a daemon de uns tempos pra cá (2 ou + anos) abandonou o mercado, não vemos nenhum lançamento, nenhum anuncio nada! Eu tenho pra mim que s saísse um Daemon 4.0, feito pra ser generico mesmo, o livro fosse só de regras e casos, se um cenário expremido ali, seria uma excelente opção ao nosso mercado! É pena que a daemon, aparentemente traiu o movimento véio!

O Cavaleiro de Bronze (Conclave)

Esta sobe as escadarias do mercado nacional arduamente (assim como Seiya subia as do Santuário), porém eu boto fé nesta, bons titulos desde a era 3.x, eu curti muito o cronicas de avalon e o vikings, atualmente o vikings da 4ed não tive a chance de conferir, espero ainda que ressucitem a linha do Cronicas de Avalon, o que mais sinto falta é a Conclave desenvolver um sistema próprio para os seus titulos (pq 4ed pra cronicas de avalon seria nuito estranho)  ou usar o Old Dragon (ficaria excelente OD + Avalon ou Vikings)! Mas de qualquer forma Parabéns a Conclave!

O Atual Pilar Nacional (Jambo)

Sim é o que penso e sinto, bom atendimento, da pra se conversar direto com os autores e é onde temos os melhores e mais variados titulos de peso como; Reinos de Ferro, Mutantes e Malfeitores (eu nem curto este, mas...), TormentaRPG (o nosso Path), 3D&T (digam o que quiserem mas este é de longe o melhor sistema versátil e leve, e só vai ficar melhor quando atualizarem-no de forma realmente grande, sei lá mas sinto falta de mais vantagens, do sistema de Focus e ah outro post falo sobre o 3D&T), Dragon Age (apesar que achei o prço injusto, mas é um excelente titulo), bom digam o que quiserem, mas atualmente o que temos de melhor no mercado provém daí! Bom acabamento, boas traduções e revisões, Preços camaradas (exceto pelo Dragon Age)! A Jambo também merece Destaque e Congratulações!

O Aprendiz Prodigioso (Retropunk)

Esta é a surpresa de nosso mercado, com extrema qualidade, produtosn inovadores, educação e bom atendimento, além da boa escolha de titulos temos a nossa querida editora indie Retropunk! Começou com o Rastro, depois Carnificina e temos ainda o Spirit, que nos brindaraá com o FATE! E creio que ainda podemos esperar Eclipse Phase, Savage Worlds e muito mais! Está é uma editora que vale as fichinhas de aposta de muitos RPGistas atualmente! Todos em coro torcemos pelo Sucesso da Retropunk!

Justiceiros Anônimos os Heróis Nacionais (Iniciativas Próprias)

Talvez estas sejam minhas favoritas,  eu gosto de ver quem se esforça para produzir material para o nosso Hobbie, aqui posso citar trocentos nomes que admiro muito como Fabiano Neme e Antonio Sá Neto (do OD), o Igor Sartorato (do AD&D 3,5), Isawa Hayashi (que traduziu sozinho o Rokugan 3 edição), o grupo Jogadores de Papel (nunca fui muito fã por eles só traduzirem coisas de WoD, mas quando traduziram o 7th Sea, ah ganharam, minha total admiração), Tio Newton Nitro (com seu sistema +2d6), Leonardo Andrade (Terras de Shiang e ReOps), Odin, Astreya, Frodo e outros (com o sistema do Hallas of Valhalla RPG), Tio Lipe (com um sistema fake traduzido do MouseGuard, sempre quis o Mouse), Téko (e o S3D&T, que possui o excelente suplemento de Diablo, apesar do sistema em si não me agradar muito), Era Perdida RPG (com o era perdida rpg, que tbm não me agradou muito) e tantos outros por aí!

Resumo da Ópera

O que realmente quro dizer é que não importa se a iniciativa é Old ou New School, Se é simples ou elaborada, se foi feita por uma equipe de dois, ou por um batalhão e principalmente se me agrada ou não (Fod@-se minha opinião, se não me agrada, agrada 100 se não 1.000 outros rpgistas) o importante é irmos nos esforçando e criando sempre o que nos agrada!

É isso aí, aos que tem de melhorar, melhorem (editoras)! As que fazem um bom trabalho lutem para que seja excelente, e a todos os independentes, PARABÉNS!!!

terça-feira, 19 de abril de 2011

(Mais) Um Sistema Caseiro!

Ali no cantinho do blog tem escrito links e downloads, lá é onde eu vou postar sistemas pra serem "dowloadados"  no 4shared....
Este primeiro é um sistema que fiz inspirado no OD  e no Daemon, eu o chamo de Sistema Old, pelo simples fato dele atender minhas exigencias gerais pra mestrar e ser interpretativo sem ser estranho (eu adorava AD&D mas o achava estranho), ele foi feito com uma mecanicazinha de classes e kits, as magias funcionam por focus (estilo daemon) o estilo de teste é roll-under, enfim baixa ali e confere...

http://www.4shared.com/document/qjpzTOYc/Sistema_Old.html
Agora mãos a obra uma postagem inicial sobre P&P (não, não é um retroclone estilo D&D) estes são os Planos e Projetos que tenho, que eu gostaria de ver e desde já peço contribuição de quem puder ajudar!

1 - Diablo RPG; Pro Old Dragon  (lógico aquilo é a cara de diablo 1)
2 - Uma adaptação do cenário de Mortal Kombat (ainda não determinei o sistema mas 4D&T, ReOps e Ação!!! (D&D 3.x) são cogitados) Esta não será uma adaptação de personagens e sim de cenario e raças (fod@-se os personagens) nunca vi muito uso em se ter um personagem famoso adaptado, acho que qualquer rpgista fã de um personagem pode adapta-lo por si só!
3 - Devo expor alguns sistemas caseiros, eu tenho retroclone que mistura mecanicas de D&D com o sistema de magia de Daemon, um sisteminha feito pra jogar aventuras realistas e brutais (sim inspirado em Berserk), um mod de 3det (ah todo mundo tem um vai!) e deve ter mais coisa perdida aqui...


Bom acho que pro momento é isso, a e a maioria de minhas postagens serão aos sabados e domingos, o que é bom pq a blogosfera rpgistica costuma tá com baixa atividade!

APRESENTAÇÃO!

            Pra ser sincero tenho imensa preguiça de manter um blog, mas tenho coisas a dizer e cansei de ficar apenas circulando comentarios pela blogosfera rpgistica, em geral já comentei como Baloth (o nome que eu usava no meu primeiro bárbaro de diablo II), Griffith (sim o canalhão de erserk, usava pra quebrar o pau), Pablo (esse sou eu) e deve ter outros os quais não me recordo...
            A moral desse blog é a divulgação de opiniões próprias, analises, e fazer algumas adaptações que acho que nós carecemos de material ainda, bom é issso aí! Abraços a todos os 1d4-1 leitores!