sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O ESBOÇO DE UM VERDADEIRO SISTEMA MEDIEVAL!

Mas em primeiro lugar gostaria de dizer que o knnt já esta pronto, toda a parte de sistema e boa parte do cenario, porem não tenho ilustrações, e gostaria de conseguir vende-lo a preço simbolico, em pdf, ando precisando de grana e to desempregado!
Agora de volta ao assunto principal, um sistema realista deveria ser extremamente mortal ao ponto de se suportar apenas um ou dois golpes, alguns podem torcer o nariz e dizer que PVs na real são pontos de acerto e tudo mais, o que é, mas em termo mecanico os PVs são muitos porque é quase garantido que você será atingido (a CA é baixa e os ataques de monstros costumam ter altos BBA's). Se a defesa fosse mais eficaz é óbvio que maior chance de morte deverá ser implementado, do contrario um personagem d muitos PVs e boa defesa seria (quase) imortal.



ENTÃO A IDEIA INICIAL É A SEGUINTE:

 *Jogada de ataque 1d6 + bônus variados (atributo, proficiencia com arma e etc) este deve superar uma dfesa fixa! caso vença causa dano.

 *dano de armas é fixo e será igual ao valor da arma + o excedente do ataque sobre a defesa, o alvo que sofreu o golpe rola 1d6 + bônus variados (armadura, rsistencia e etc), se este valor for superior ao dano ele sofre apenas uma Injuria (que é um redutor de -1 no ataque e defesa e testes de atributos), caso falhe ele morre!

*Pronto rápido e brutal, sem frescura, a ficha de personagem será simples de preencher, os atributos vão de 1 a 5 (em bolinhas a la 3det e storyteller), por que os jogadores incautos faram pelo menos 3 fichas por sessão então deve ser rápido.

*O sistema contará com os seguintes atributos: Armas, Fisico, Mente, Ofícios, Proeza, Social e Valor, a cada ponto em um deles haverá uma tabela onde se escolhe uma habilidade (similar a um talento) assim sendo, se colocar 1 em Armas, você automaticamente poderá escolher entre um foco em arma, especialização ou estilo de combate tipo arquearia!

*Quanto aos equipamentos, escudos concedem bônus na defesa e armaduras na proteção (aquela jogada de d6 pra evitar a morte!)

 É isso que me lembrei, em breve trago o exemplo de um atributo descrito com possiveis habilidades selecionaveis!








segunda-feira, 15 de agosto de 2011

COM OU SEM ATRIBUTOS!

Coimbater monstros ainda é divertido, mesmo sem magia! Um sistema sem magia e realista que mantenha um bestiário de  D&D seria interessante!

De uns tempos pra cá, tenho visto RPGs fugindo do mainstream, considere mainstream aqueles sistemas que optam pela tradicional abordagem de atributos, sejam seis clássicos de D&D, ou semelhantes a estes, como os do ASGARDRPG, Daemon, CODA e outro. Podem ser quatro similares a GURPS, Opera e Toon. Porém alguns títulos recentes optam por algo diferente! Este é o caso do Song of Ice and Fire Roleplay, que opta apenas por perícias diretas chamadas de “abilities” e funcionam como atributos e perícias, e para ser sincero vejo apenas vantagens neste modelo, uma lista sucinta e abrangente torna o jogo rápido e dinâmico, mais fácil também na determinação de critérios de criação, por exemplo, se você tem os atributos Destreza e Percepção, qual deveria ser o seu ajuste de dano à distância? E o ataque à distância? Se levarmos em consideração armas de arremesso, a Força poderia ser relevante e aí qual a solução? Bom em um sistema de habilidades, temos em geral apenas uma pericia de ataque tipo Combate, Lutar, ou semelhante, e esta sempre será seu ataque o dano sim pode ser avaliado com suporte em outro atributo, em geral no caso de uma habilidade ainda se pode escolher uma especialização que o torna melhor no machado do que no arco e etc.
                Agora o porquê deste post esquisito e pouco desenvolvido (pouco desenvolvido porque isso rende muito pano pra manga, então), esta abrangência de como funciona é apenas um início de explanação, para o sistema que pretendo criar para RPGs realistas (sempre quis criar algo assim, desde Berserk, mas quando vi A Game of Thrones decidi que era necessário), pretendo algo rápido e simples na construção de personagem (pois como será bem realista e mortal, será comum ter de refazer a ficha), mas com um combate bem elaborado e com boas situações, algo que desse para o mestre rolar uma aventura com guerreiros de culturas variadas de nossa terra, tipo vikings, samurais, beduínos, cavaleiros, gladiadores, argonautas, swashbucklers, monges shaolin e etc.
                Bom isto foi pra dar um gostinho da ideia, em breve algo mais concreto!

domingo, 14 de agosto de 2011

DE VOLTA AO BANDO DO FALCÃO!


Não queria retornar ao blog, mas retornei, não tenho encontrado o kain no msn então não tenho postado! Porém tenho novos projetos agora que a parte de regra de KNNT esta pronta e o cnario caminha bem! Vem poor aqui no blog, um vilarejo medieval atormentado por gargulas, um sistema leve e realista para mestres sádicos, e algumas dicas e reflexões recentes!

ENTÃO UNAM-SE AO BANDO DO FALCÃO!