segunda-feira, 15 de agosto de 2011

COM OU SEM ATRIBUTOS!

Coimbater monstros ainda é divertido, mesmo sem magia! Um sistema sem magia e realista que mantenha um bestiário de  D&D seria interessante!

De uns tempos pra cá, tenho visto RPGs fugindo do mainstream, considere mainstream aqueles sistemas que optam pela tradicional abordagem de atributos, sejam seis clássicos de D&D, ou semelhantes a estes, como os do ASGARDRPG, Daemon, CODA e outro. Podem ser quatro similares a GURPS, Opera e Toon. Porém alguns títulos recentes optam por algo diferente! Este é o caso do Song of Ice and Fire Roleplay, que opta apenas por perícias diretas chamadas de “abilities” e funcionam como atributos e perícias, e para ser sincero vejo apenas vantagens neste modelo, uma lista sucinta e abrangente torna o jogo rápido e dinâmico, mais fácil também na determinação de critérios de criação, por exemplo, se você tem os atributos Destreza e Percepção, qual deveria ser o seu ajuste de dano à distância? E o ataque à distância? Se levarmos em consideração armas de arremesso, a Força poderia ser relevante e aí qual a solução? Bom em um sistema de habilidades, temos em geral apenas uma pericia de ataque tipo Combate, Lutar, ou semelhante, e esta sempre será seu ataque o dano sim pode ser avaliado com suporte em outro atributo, em geral no caso de uma habilidade ainda se pode escolher uma especialização que o torna melhor no machado do que no arco e etc.
                Agora o porquê deste post esquisito e pouco desenvolvido (pouco desenvolvido porque isso rende muito pano pra manga, então), esta abrangência de como funciona é apenas um início de explanação, para o sistema que pretendo criar para RPGs realistas (sempre quis criar algo assim, desde Berserk, mas quando vi A Game of Thrones decidi que era necessário), pretendo algo rápido e simples na construção de personagem (pois como será bem realista e mortal, será comum ter de refazer a ficha), mas com um combate bem elaborado e com boas situações, algo que desse para o mestre rolar uma aventura com guerreiros de culturas variadas de nossa terra, tipo vikings, samurais, beduínos, cavaleiros, gladiadores, argonautas, swashbucklers, monges shaolin e etc.
                Bom isto foi pra dar um gostinho da ideia, em breve algo mais concreto!

Um comentário: