quarta-feira, 20 de abril de 2011

O QUE PENSO DAS EDITORAS NACIONAIS E DO MERCADO

Olá pros meus 1d6-1 leitores!
Hoje venho aqui falar sobre minha visão do mercado e das iniciativas nacionais, ao contrário de outros blogueiros sou radical, e irei expor minha opinião mais sincera e vou tratá-la em forma de tópicos, então vamos lá:

A Grande (Devir)

Esta é a aclamada editora da santa trindade (D&D, GURPS, Storyteller), e provavelmente deve ser uma das editoras mais mal vistas pelos rpgistas, livros com muitos erros, falhas miseráveis de tradução (Imobilização! Trip? Seria Derrubar Porr@!), de uns tempos pra cá um pouco da qualidade  melhorou.
O que mais incomoda mesmo é a devir nunca ter traduzido os titulos que os fãs realmente querem (não sou fã da 4ed, mas queria muito o DarkSun e o box do GammaWorld, dentre os livros da 3.x, perdemos coisas fabulosas como o Players handbook 2, Nine Swords, Exalted e "n" outros), a devir sinceramente ao meu ver não traz nada demais pro mercado (e a ultima um livreto (pq 254 pgs é livreto) de forgotten a 105 pratas?), me poupe vai!

A Traidora do Movimento (Daemon)

Poucos, pouquissimos pra ser sincero, são os titulos da daemon que tem qualidade (e olha que eu possuo o Mitica, AnimeRPG, Tormenta, Invasão, RPGQuest Módulo Básico, Arkanun 3,5 e Neokosmos), os livros possuem muitos erros ortograficos, exemplos repetitivos que não se enquadram com a climatização que o cenario descrito no livro traz (imagina quando abri o mitica na parte de regras lá estava o exemplo de combate o batido Lurther contra o chefe Orc! Porr@! não dava pra colocar um samurai vs um Tokage?), as abreviaturas tbm me incomodam eu sou brasiuleiro e os iniciantes tbm, então o que é Will? (Vc pede um teste de vontade o cara acha mas vc pede um teste de will ele procura até notar aquela abreviatura maldita). E como fim da picada, a daemon de uns tempos pra cá (2 ou + anos) abandonou o mercado, não vemos nenhum lançamento, nenhum anuncio nada! Eu tenho pra mim que s saísse um Daemon 4.0, feito pra ser generico mesmo, o livro fosse só de regras e casos, se um cenário expremido ali, seria uma excelente opção ao nosso mercado! É pena que a daemon, aparentemente traiu o movimento véio!

O Cavaleiro de Bronze (Conclave)

Esta sobe as escadarias do mercado nacional arduamente (assim como Seiya subia as do Santuário), porém eu boto fé nesta, bons titulos desde a era 3.x, eu curti muito o cronicas de avalon e o vikings, atualmente o vikings da 4ed não tive a chance de conferir, espero ainda que ressucitem a linha do Cronicas de Avalon, o que mais sinto falta é a Conclave desenvolver um sistema próprio para os seus titulos (pq 4ed pra cronicas de avalon seria nuito estranho)  ou usar o Old Dragon (ficaria excelente OD + Avalon ou Vikings)! Mas de qualquer forma Parabéns a Conclave!

O Atual Pilar Nacional (Jambo)

Sim é o que penso e sinto, bom atendimento, da pra se conversar direto com os autores e é onde temos os melhores e mais variados titulos de peso como; Reinos de Ferro, Mutantes e Malfeitores (eu nem curto este, mas...), TormentaRPG (o nosso Path), 3D&T (digam o que quiserem mas este é de longe o melhor sistema versátil e leve, e só vai ficar melhor quando atualizarem-no de forma realmente grande, sei lá mas sinto falta de mais vantagens, do sistema de Focus e ah outro post falo sobre o 3D&T), Dragon Age (apesar que achei o prço injusto, mas é um excelente titulo), bom digam o que quiserem, mas atualmente o que temos de melhor no mercado provém daí! Bom acabamento, boas traduções e revisões, Preços camaradas (exceto pelo Dragon Age)! A Jambo também merece Destaque e Congratulações!

O Aprendiz Prodigioso (Retropunk)

Esta é a surpresa de nosso mercado, com extrema qualidade, produtosn inovadores, educação e bom atendimento, além da boa escolha de titulos temos a nossa querida editora indie Retropunk! Começou com o Rastro, depois Carnificina e temos ainda o Spirit, que nos brindaraá com o FATE! E creio que ainda podemos esperar Eclipse Phase, Savage Worlds e muito mais! Está é uma editora que vale as fichinhas de aposta de muitos RPGistas atualmente! Todos em coro torcemos pelo Sucesso da Retropunk!

Justiceiros Anônimos os Heróis Nacionais (Iniciativas Próprias)

Talvez estas sejam minhas favoritas,  eu gosto de ver quem se esforça para produzir material para o nosso Hobbie, aqui posso citar trocentos nomes que admiro muito como Fabiano Neme e Antonio Sá Neto (do OD), o Igor Sartorato (do AD&D 3,5), Isawa Hayashi (que traduziu sozinho o Rokugan 3 edição), o grupo Jogadores de Papel (nunca fui muito fã por eles só traduzirem coisas de WoD, mas quando traduziram o 7th Sea, ah ganharam, minha total admiração), Tio Newton Nitro (com seu sistema +2d6), Leonardo Andrade (Terras de Shiang e ReOps), Odin, Astreya, Frodo e outros (com o sistema do Hallas of Valhalla RPG), Tio Lipe (com um sistema fake traduzido do MouseGuard, sempre quis o Mouse), Téko (e o S3D&T, que possui o excelente suplemento de Diablo, apesar do sistema em si não me agradar muito), Era Perdida RPG (com o era perdida rpg, que tbm não me agradou muito) e tantos outros por aí!

Resumo da Ópera

O que realmente quro dizer é que não importa se a iniciativa é Old ou New School, Se é simples ou elaborada, se foi feita por uma equipe de dois, ou por um batalhão e principalmente se me agrada ou não (Fod@-se minha opinião, se não me agrada, agrada 100 se não 1.000 outros rpgistas) o importante é irmos nos esforçando e criando sempre o que nos agrada!

É isso aí, aos que tem de melhorar, melhorem (editoras)! As que fazem um bom trabalho lutem para que seja excelente, e a todos os independentes, PARABÉNS!!!

6 comentários:

  1. olá , quer fazer parceria ?
    meu blog é :
    http://arenagurps.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. não cara nem tenho ainda...um amigo ficou de faze-lo pra mim...
    A moral é que saco pouco sobre essas paradas fiz o blog mais por querer compartilhar minhas ideias e sistemas...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com muitas das coisas que comentou, com outras não (e particularmente nunca gostei dos materiais da Daemon), mas o importante é isso mesmo: expor sua opinião, sem ofender ninguém mas sem mentiras.

    E obrigado pela lembrança!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela menção ao nosso sistema, nobre Falcão Branco. Gostei muito do texto e de tuas considerações.

    Que bons ventos sempre o acompanhem!

    ResponderExcluir