terça-feira, 24 de maio de 2011

Voltando para meus 1d4-1 leitores!

Então andei um pouco perdido entre o que fazer, o que terminar em que me empenhar, e tbm tive de estudar pra prova de transferencia de curso aqui da UFV, ai estive meio (beeeemmm) ausente! Mas eis que hoje trago um pequeno projeto de cenário pra blogosfera, chama-se Kako No Nai Tochi, pelo nome nota-se a tematica oriental, longe de querer um rokugan ou similar, quis um orintal por existirem poucos em terras tupiniquins, e por ja termos projetos independentes de fantasia "ocidental" excelentes por demais (como os do Halls of Valhalla) e outros tantos por aí....então uma intro ao meu mini-cenario:

O Propósito deste RPG...
Aquele que não quer ter um propósito, também não tem direito a ter suas chances”.
Não sei se consigo criá-lo assim, mas sempre quis um cenário oriental, que fosse leve e de certa forma vago como os cenários de alguns animes, para que fosse aproveitado, pelo mestre e jogadores, seria como um pano de fundo, com algumas regiões e nomes, para guiar o mestre e o grupo, mas pouca coisa seria descrita sobre estes, procuro ser sucinto no descrever de Rokaru.

O que é Kako No Nai Tochi?
Este é o nome que usei pra batizar meu cenário simplório, significa “Terra Sem Passado”, a seguir está uma descrição do cenário e suas províncias, há também a história conhecida dos ancestrais, a cultura da sociedade, bem como a descrição dos Daymios de cada província.

A ERA “KAKO”
                A era Kako chamada também de passado perdido, foi à era em que as antigas províncias entraram em conflito no centro do continente, exércitos dos quatro cantos combatiam pelas áreas centrais ricas em vários tipos de minério, nomeada de Shu No Tatakai, quando o gigantesco Fukyu-no desceu do céu atingindo o campo de batalha, ninguém sabe ao certo o que era Fukyu-no, os combatentes morreram, enlouqueceu ou virou Shusa, os monstros que agora dominam as perigosas planícies centrais de Ryusei.
Atrás de informações exploradoras das Ryusei que não foram mortos pelos Shusa, descobriram hipóteses que o Fukyu-no era um meteoro, outros que era uma massa de energia pura, e finalmente os mais teológicos dizem que era o corpo de um Kami morto.
                Finalmente o motivo de o acontecimento ter ficado conhecido como “Kako No Nai Tochi”, o título de terra sem passado foi dado a Rokaru, pois, após o Fukyu-no toda esta se esqueceu de seu passado, ninguém saia exatamente o que havia ocorrido, aqueles que antes estavam em tensão por causa de guerra, agora nem mais se lembravam destas e apenas se perguntavam o que foi aquele clarão que pôde ser visto de todo o mundo conhecido.
Então como povo reagiu, simples, eles não esqueceram quem era ou o que faziam, mas esqueceram de sua origem, crenças e história, e por isso pesquisadores dizem que este é o efeito que acontece quando um deus Kami morre, mas, se um deus morreu qual terá sido, já que não se lembravam de suas crenças, foi então que começou “Sai Hakken Suru” (redescobrir), uma corrida dos estudiosos de cada área e das pessoas que sentiam falta de algo, para descobrir o que houve na era “Kako” a era perdida.
                Atualmente muito já se sabe, sobre a história, como o motivo da guerra das províncias, o nome de algumas divindades, sobre a geografia e parte da história das províncias também já é sabido, por outro lado o intrigante é que somente nomes e eventos caíram em esquecimento, não se tem notícia de uma pessoa sequer que tenha se esquecido de sua cultura ou costumes, sua etiqueta ou qualquer código pessoal, assim dizem os eruditos que a “Kako” demonstra a vontade dos Kamis em valorizar cada vez mais a cultura, honra e disciplina, do que percas de tempo com intrigas ou com o passado presumidamente sangrento, então o que se podia aproveitar no povo de Rokaru foi deixado intacto, a Dotoku, que é a moral, ética e boa conduta, o resto que se resumia a uma ambição crescente, xenofobia e intrigas variadas, apenas foi apagado da memória.
 De certa forma isto funcionou bem até que, os próprios Kamis notaram que se retiraram da mente dos mortais e por isso começaram a perder forças, pois a crença nestes enfraqueceu, os principais foram lembrados num total de 11 o povo com esforço e pesquisa sabia o nome de 7, os outros 4 permanecem misteriosos.
Outro problema, desta vez que aflige o mundo mortal, é a paranóia, de não saber de onde vem, o passado de seu povo, a origem da sua terra, e o que há além da sua província?

Um comentário:

  1. Excelente! Realmente temos poucos cenários no estilo de Rokugan nestas terras. Kako No Nai Tochi é uma adição muito bem vinda!

    Parabéns pela ótima idéia e criação.

    ResponderExcluir