terça-feira, 14 de junho de 2011

KAKO NO NAI TOCHI: Sistema de Armas e Armaduras

ARMAS
Em geral as armas não causam dano, e sim concedem propriedades ao golpe do usuário, o dano é causado pela maestria e treino de quem empunha a arma, um verdadeiro mestre causa um dano pouco diferente seja empunhando uma lendária espada ou um graveto!
As propriedades dividem em dois grupos sendo o básico e o especial. O básico caracteriza o tipo da arma, e apenas uma propriedade deste grupo pode ser selecionada (caso se use regra de criação de armas). O grupo especial apresenta as propriedades mais gerais que uma arma pode ter pelo seu próprio design ou forma de confecção.

PROPRIEDADES BASICAS
Estas são propriedades básicas da arma que definem sua forma de causar dano!

DUPLA: Esta arma é dupla, pode ser uma haste com uma lâmina em cada lado, dois martelos de combate ou similar, sendo fácil realizar combos. A arma permite gastar a sua reação, para realizar um golpe extra com esta, o seu oponente aplica sua guarda separadamente a cada golpe.

FLEXIVEL: Esta arma é flexível e versátil, pode ser uma corrente ou similar, é fácil compensar golpes mal aplicados com esta. A arma permite re-rolar um resultado de “1” no seu dado de golpe. Assim um personagem que ataque com PROEZA d8 usando arma Flexível, e role “1” no d8 pode re-rolar o dado e usar um resultado diferente de “1” neste.

LÂMINA: Esta arma é afiada e tem design exótico e fatal, e por isso é mais fácil de desferir golpes mortais usando-a. A arma aumenta em um numero a sua margem de critico. Assim um personagem que ataque com FÍSICO d8 usando a arma de Lâmina, tem chance de obter um acerto critico com 7 ou 8 ao invés de apenas 8.

MASSIVA: Esta arma é poderosa, imensa, pesada e destruidora, poucas defesas resistem aos golpes desferidos por estas. A arma adiciona um dado a sua rolagem de golpe. Um personagem que ataque com o seu FÍSICO d6 usando uma arma Massiva, rola 2d6 ao invés de apenas 1d6.

PENETRANTE: Esta arma é afiada ou tem design mortal, ela aumenta em um numero sua margem de critico. Um personagem que ataque com o seu FÍSICO d4 usando uma arma Penetrante, ignora os bônus fornecidos por armaduras a guarda.

PROPRIEDADES ESPECIAIS
Estas são propriedades extras e concede maiores vantagens pra arma!

ALCANCE: A arma possui um alcance diferente de corporal, podendo atingir alvos à distância!
Um personagem que use esta arma não precisa se aproximar pra atacar um alvo distante.

                ADAPTÁVEL: A arma aumenta o seu poder caso utilizada com ambas as mãos! Um personagem que empunhe a arma com as duas mãos recebe +2 de bônus no golpe.

FERRAMENTA: Esta arma possui mais utilidades do que se imagina, podendo até servir de suporte para desempenhar algumas pericias! Um personagem que realize um teste de um grupo de Pericia (especificado na aquisição) usando desta arma recebe +2 de bônus.

               DEFENSIVA: A arma possui uma guarda, proteção ou similar, que evita parte dos ferimentos! O personagem que defenda com a arma recebe +1 de bônus na guarda.

MARCIAL: Esta arma é mais difícil de manobrar, causa ferimentos superiores no alvo! Um personagem que ataque com a arma recebe +1 de bônus no golpe.

VELOZ: A arma é leve e ágil de se preparar! Um personagem que empunhe a arma recebe +2 de bônus na iniciativa.

EXEMPLOS DE ARMAS
A seguir há exemplos de algumas armas tradicionais e as propriedades que possuem, bem como um guia de como criar a sua própria arma personalizada.

Katana: A katana é uma lamina de aço dobrado varias vezes para adquirir grande dureza, é uma das armas mais comuns em Rokaru e é admirada como símbolo do guerreiro.
Propriedade Básica: Lâmina
Propriedades Especiais: Adaptável, Defensiva.

Tetsubo: O tetsubo é um pesado bastão que vai engrossando até a ponta, na parte mais grossa possui cravos ou espinhos, sendo sua parte mais fina usada como empunhadura.
Propriedade Básica: Massiva
Propriedades Especiais: Marcial.

Daikyu: O arco dos Rokari tradicional é uma arma grande, porém leve e bem equilibrada, feito com madeiras raras e nobres ou ossos de baleia.
Propriedade Básica: Penetrante
Propriedades Especiais: Alcance, Marcial.

Bo: O bastão de madeira comum entre monges.
Propriedade Básica: Dupla
Propriedades Especiais: Defensiva, Veloz.

Kusarigama: O kusarigama é uma arma composta por uma foice curta de uma mão com uma longa corrente esta arma é comum entre ninjas devido a sua versatilidade.
Propriedade Básica: Flexível
Propriedades Especiais: Ferramenta (Esportivas), Alcance.


REGRA DE CONSTRUÇÃO DE ARMAS
 A arma sempre possui uma Propriedade Básica e duas Propriedades Especiais. O nome da sua arma pode ser apenas o normal de uma arma genérica (como um monge que deseja usar um nunchaku, e conversa com o mestre pra que este seja Flexível, Marcial e Veloz) ou ainda pode ser uma arma própria como o kurakku de um Kaigan, que poderia ser Lâmina, Marcial e Veloz!
De qualquer forma a aprovação final da arma cabe ao mestre, mas respeitando este modo de criação de armas não há muitos desequilíbrios!
Armaduras são feitas da mesma forma!

ARMADURAS
A armadura concede a imensa vantagem ao seu usuário, de suportar danos por este, porém restringi os movimentos, tornando difícil executar ações baseadas em agilidade e destreza. Sempre há os que optam pela pura esquiva, e outros que confiam no resguardo da armadura. Assim como as armas as armaduras têm as suas propriedades.
As propriedades dividem em dois grupos sendo o básico e o especial. O básico caracteriza o material da armadura, e apenas uma propriedade deste grupo pode ser selecionada (caso se use regra de criação de armas). O grupo especial apresenta as propriedades mais gerais que uma armadura pode ter pelo seu próprio design.

PROPRIEDADES BASICAS
As propriedades básicas das armaduras definem o material de que é feita e quanto dano suportam (PDs)!

COURO: Esta armadura é leve e flexível e pouco restringe os movimentos, é a predileta entre os saqueadores do Lobo Branco. A armadura concede 5 PDs e causa -1 de penalidade em todos os testes de FISICO e PROEZA.

ESCAMA: Esta armadura de boa flexibilidade e de proteção respeitável, é o meio termo entre couro e metal, é preferida entre ronins e os soldados da academia da guerra de Niwa. A armadura concede 10 PDs e tem -2 de penalidade em todos os testes de FISICO e PROEZA.

METAL: O tipo mais resistente e incomodo de armadura, compostas de placas metálicas, estas restringem o movimento, mas são favoritas entre os membros do clã Yosai. A armadura concede 15 PDs e tem -3 de penalidade em todos os testes de FISICO e PROEZA.

PROPRIEDADES ESPECIAIS
Estas são propriedades extras e concede maiores vantagens pra arma!

COMPLETA: A armadura envolve o corpo todo ou quase todo do usuário! Um personagem que use esta armadura recebe +1 de bônus em sua guarda.

ESPINHOS: Este tipo de armadura possui cravos ou lâminas que lhe auxilia e seus golpes! Um personagem que use esta armadura recebe +1 de bônus em seu golpe corpo-a-corpo.

               LEVEZA: A armadura foi feita de forma a não ter sobras de material e excessos, diminuindo o peso! Um personagem que use esta armadura reduz em 1 ponto a sua penalidade.

REFORÇO: A armadura tem as partes dos pontos vitais recobertas por outra camada de material! Um personagem que use esta armadura a considera tendo +5 PDs adicionais.

TERMICA: Esta armadura também possui mantos quente ou ainda material para dissipar o calor! Um personagem que realize um teste de resistência contra frio ou calor (especificado na aquisição) com a armadura recebe +2 de bônus.

EXEMPLOS DE ARMADURAS
A seguir há exemplos de armaduras que são tradicionais e as propriedades que possuem, bem como o guia de criação de armaduras.

Armadura de Couro: Esta armadura comum entre ronins e soldados de baixa patente, visa proteger quase todo o corpo usando de couro dobrado e deixando de fora apenas os antebraços, a canelas e a cabeça do usuário.
Propriedade Básica: Couro
Propriedades Especiais: Leveza, Térmica (Frio).

Lamellar: Esta armadura feita de pequenas placas metálicas costurada em uma base de couro gera o efeito escama, tornando-a uma boa proteção.
Propriedade Básica: Escama
Propriedades Especiais: Completa, Leveza.

Yoroi: Armadura tradicional de placas metálicas rebitadas entre si é a proteção máxima, porém restringe muito os movimentos.
 Propriedade Básica: Metal
Propriedades Especiais: Completa, Reforçada.


3 comentários:

  1. Nossa! Isto sim é uma lista completa de habilidades! Talvez assuste os novatos um pouco, mas achei muito legal mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Acho que não assustaria perto de uma tabelona de armas cheia de estatisticazinhas, no mais gosto de pensar que o cara pode criar sua propria arma seja uma katana de lamina invertida ou uma imensa zambatou (estilo cloud e zabuza)!
    E obrigado pelo elogio! espero que continue acompanhando meu humilde trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, perto do que vemos em Gurps ou em D&D, a tabela não causará estranheza mesmo a novatos. E o "custo benefício" deste material é extremamente positivo. Também gostei muito do trabalho que foi feito aqui.

    Parabéns, nobre Falcão!

    ResponderExcluir